PARABÓLICA (boletim informativo)

ISSN 2965-1751

Apresentação

Caros parceirxs e leitorxs,

Com alegria publicamos o Boletim da Secretaria Especial de Relações Internacionais (Serint) – Parabólica, com o objetivo de socializar práticas e ações da política de internacionalização da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A inspiração para o boletim nasce da canção “Parabolicamará”, de Gilberto Gil,[1] composta em 1992 e gravada pela Palco WMB, que integra o álbum que tem o mesmo título da música.

A junção das palavras “parabólica” e “camará” é retratada pelo compositor na nova palavra, gerando artisticamente leituras múltiplas sobre o cenário da década de 90 do século passado e suas relações com a globalização, reconfiguração das distâncias e dos tempos marcados pelas transformações tecnológicas. Distâncias, vizinhanças e aproximações pelas ondas da antena ou mesmo pelos bits e gigabits nos deslocam para espaços e tempos outros, por intercâmbios e mobilidades virtuais e reais numa arena local, global e internacional ou mesmo numa perspectiva glocal e internacional.

Ainda que vivamos momentos muitos difíceis gerados pela pandemia e modos como individual e coletivamente, tivemos que aprender para reinventar a vida, os processos de aprendizagens e as políticas e práticas de internacionalização nos ambientes universitários e em suas redes de colaboração e cooperação acadêmico-científica. Sem dúvidas, os impactos da pandemia e os efeitos invisíveis do vírus SARS-CoV-2 e da doença da covid-19 são marcados por acirrados processos de exclusão, por outros modos de se pensar as relações humanas com o ambiente e o esgotamento ambiental.

A despeito de todas essas questões, o fechamento das universidades e das escolas e os impactos na vida universitária foram significativos, desde a descontinuidade dos processos de aprendizagens institucionalizadas até as implicações sobre a reconfiguração do trabalho docente e das práticas remotas de ensinar e aprender. Além, inclusive, do fechamento das universidades por quase dois anos e a construção de exercícios pedagógicos e didáticos no formato remoto. Nesse contexto, as práticas de internacionalização sofreram impactos significativos, pois sua missão maior que se volta para cooperações, intercâmbios e missões foi, fortemente, interditada pela impossibilidade de deslocamentos e de ações presenciais de pesquisa-formação.

Neste momento de retomada gradual das atividades acadêmicas na UNEB, a Serint soma-se às diferentes instâncias acadêmica e de gestão universitária para que, mediadas por ações coletivas e colaborativas, possamos reinventar e reconstruir nossas redes e práticas epistêmico-políticas de internacionalização em casa e fora de casa.

O Boletim Parabólica nasce com o objetivo de socializar ações cotidianas de internacionalização institucionalizada, através de mapeamento das diferentes atividades já desenvolvidas, em curso e as novas em planejamento. O boletim, a partir da inspiração na canção de Gil, organiza-se a partir de seis seções. A primeira seção, A vida em casa, é um espaço dedicado a informações da gestão universitária, de parcerias intersetoriais e da Reitoria; a segunda seção, Volta ao mundo: redes e rizomas, dedica-se à divulgação sobre os acordos vigentes, novos acordos e, também, de informações sobre nossas instituições parceiras, além de entrevistas com pesquisadores da universidade e seus colaboradores; a terceira seção intitula-se Somos o que narramos e tem como função a partilha de relatos de experiências de estudantes em formação em casa e fora de casa – PEC-G, PEC-PG, DS –, também de relatos de mobilidades e intercâmbios – pós-doc e missões de docência e pesquisa – de técnicos e docentes da universidade; a quarta seção, De olho mundo, volta-se para informações de editais e chamadas institucionais e de agências de fomento e de organismos nacionais e internacionais; a quinta seção, Contos sobre a terra, dedica-se à divulgação de eventos; e, por fim, a última seção é dedicada às Ser-Inter: dicas Serint, no que se refere à política e às práticas de internacionalização institucionalizada.

Desejamos que o Boletim circule para além dos espaços institucionais e contamos com a colaboração de todos para o envio de matérias e ampliação da política de internacionalização da/na UNEB.

Elizeu Clementino de Souza

Secretário Especial de Relações Internacionais

[1] Disponível em: https://gilbertogil.com.br/producoes/detalhes/parabolicamara/. Acesso em: 15 fev. 2022.

Periodicidade

O Parabólica nasce como bimestral, no entanto, com a publicação do vol. 1 n. 4 setembro 2022, mudamos a periodicidade do boletim informativo para trimestral, oportunizando a equipe da SERINT ampliar o mapeamento de atividades múltiplas que poderão ser socializadas nas próximas publicações.

Edições anteriores

PARABÓLICA (boletim informativo SERINT) – v.3 n.10 e n.11 – janeiro/junho 2024

PARABÓLICA (boletim informativo SERINT) – v.2 n.8 e n.9 – julho/dezembro 2023

PARABÓLICA (Boletim Informativo SERINT), v. 2 n. 7 abril/junho 2023

PARABÓLICA (Boletim Informativo SERINT), v. 2 n. 6 janeiro/março 2023

PARABÓLICA (Boletim Informativo SERINT), v. 1 n. 5 outubro/dezembro 2022

PARABÓLICA (Boletim Informativo SERINT), v. 1 n. 4 julho/setembro 2022

PARABÓLICA (Boletim Informativo SERINT), v. 1 n. 3 maio/junho 2022

PARABÓLICA (Boletim Informativo SERINT), v. 1 n. 2 março/abril 2022

PARABÓLICA (Boletim informativo SERINT), v. 1 n. 1 janeiro/fevereiro 2022


….