PARABÓLICA (Boletim Informativo SERINT), ano 1, n° 5 – dezembro de 2022

Parabólica – Info SERINT – ano 1, n° 5 – dezembro de 2022

Editorial

Um novo ano e sonho que se ampliam. Sonhos coletivos e projetos possíveis de restauração da jovem democracia do país, mas também de arranjos e arenas políticas outras que nos possibilitarão acreditar em investimentos em educação, saúde, meio ambiente, políticas de ciência, tecnologia e inovação, mas também de fortalecimento de ações de internacionalização nas agências de fomento nacional e local.

No cenário local, acreditamos em outros e futuros diálogos sobre internacionalização e consolidação de ações de mobilidades, de intercâmbios de docentes, técnicos e discentes da graduação, da pós-graduação, contribuindo para a inserção da UNEB em instituições parceiras nacionais e internacionais, além da transferência de conhecimentos e de tecnologias que as missões de pesquisa, de ensino e técnicas permitem como experiências formadoras.

O lançamento da quinta edição da Parabólica – Boletim Serint, reafirma a ação de socialização de experiências de internacionalização construída pelos diferentes atores acadêmicos e profissionais da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Destacamos, com alegria, o alcance da circulação do boletim no seu primeiro ano de existência e planejamos para o próximo ano novas e futuras ações, tendo em vista a consolidação da política de internacionalização, com ênfase nas atividades de mobilidade e intercâmbios, bem como do acompanhamento e proposição de novos acordos e convênios com instituições parceiras. Assim, o boletim busca, através da socialização de boas práticas de pesquisas e de docência vivenciadas por pesquisadores, docentes e técnicos em formação fora do país e estudantes da pós-graduação da UNEB, ampliar a cultura de internacionalização, na vertente das aprendizagens que são construídas através de redes de pesquisa e formação.

A seção “A vida em casa” socializa questões sobre assistência e permanência estudantil, contando com a contribuição da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAES) e dos diálogos construídos colaborativamente pelo Pró-reitor Jean da Silva Santos com as assessoras Patrícia Júlia Coelho e Ana Cristina de Mendonça, que tematizam questões sobre a PRAES e a política de acolhimento, permanência e acompanhamento de estudantes no contexto da UNEB.

 A seção “Volta ao mundo: redes e rizomas”, dedica-se aos acordos vigentes, novos acordos e histórias com instituições parceiras. Nesta edição, apresenta experiências da Rede Sufica (Cultivo sustentável de fruteiras na Caatinga: manejo dos serviços ecossistêmicos em agricultura intensiva), voltada para pesquisa com polinização na área de fruticultura irrigada do Vale do São Francisco, com participação de instituições nacionais e internacionais. A seção apresenta, também, informações sobre a Universidade do Egeu, na Grécia, com a qual a UNEB possui parceira institucional formalizada desde 2018.

A entrevista realizada por Flávio Novaes a Patrícia Luíza de Oliveira Rebouças que coordena a Rede SUFICA, situando produtos gerados pelo projeto e a rede e também os desafios colocados no desenvolvimento da pesquisa em rede.

A seção “Somos o que narramos” socializa experiências de mobilidades e intercâmbios de estudantes da pós-graduação e de docentes da UNEB que realizaram pós-doutorado na Espanha e também experiência de missão de pesquisador da Universidade do Minho na UNEB, no âmbito do evento Itinerâncias Inclusivas Brasil – Portugal: educação inclusiva, deficiência intelectual e mundo do trabalho, com organização do Grupo de Pesquisa “Estudo sobre Inclusão e Sociedade” (GPEIS).

A seção “De olho no mundo” divulga informações sobre editais e chamadas de agências de fomentos voltadas para o apoio à internacionalização. A seção “Contos sobre a terra” publiciza as chamadas de eventos internacionais e nacionais que buscam ampliar diálogos com políticas de internacionalização. Por fim, a seção “Ser-Inter: dicas Serint” encerra a edição do boletim com informações e dicas de internacionalização da Uneb.

Que o novo ano chegue com cheiro de novo e com todas as possibilidades e aberturas possíveis para ações outras de internacionalização, através de ampliação das redes de pesquisa da/na Uneb, de processos de acompanhamento de estudantes estrangeiros na universidade e de estudantes e docentes da Uneb em outros países, bem como de gerenciamento dos acordos e convênios com os docentes que coordenam os planos de trabalho das propostas em cursos.

Intencionamos que o ano de 2023 nos permita vivermos o cotidiano da universidade e suas redes de cooperação de forma mais intensa e sem amarras ou interdições externas. Em defesa da autonomia da universidade, das redes de pesquisa e de ampliação das ações de internacionalização em consonância com as diretrizes da gestão e da política institucional de internacionalização.

Elizeu Clementino de Souza

Secretário Especial de Relações Internacionais

Previous Article
Next Article