REDES E PROGRAMAS

PARTICIPAÇÃO EM REDES E PROGRAMAS

Para além das relações bilaterais com universidades estrangeiras, disponíveis na aba de Acordos de Cooperação da página da SERINT, a Universidade do Estado da Bahia tem também participação em redes e parcerias institucionais multilaterais para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação a nível internacional. Tais redes e associações compõem as diretrizes do nosso plano da política de internacionalização institucionalizada e glocalizada, na medida em que contribuem para a realização efetiva de diversos tipos de ações em cooperação com agentes de diferentes regiões do mundo. Confira abaixo nossa lista atualizada de associações a essas redes e programas:

REDES UNIVERSITÁRIAS

ABRUEM, criada em 1991, é uma das mais importantes entidades do Ensino Superior Brasileiro e da América Latina. Atuando diretamente em 22 Estados do Brasil, por meio de suas 47 universidades associadas, a ABRUEM busca aprofundar permanentemente as discussões de temas prioritários para a agenda do Ensino Superior, sempre almejando a harmonia entre Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização.

Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM)

FAUBAI foi criada em 1988 e reúne gestores e responsáveis de assuntos internacionais de mais de 200 instituições de ensino superior brasileiras. Promove a integração e a capacitação dos gestores, seminários, workshops, reuniões regionais, nacionais e internacionais e Conferência Anual. Atua também na divulgação das potencialidades e da diversidade das IES brasileiras, no país e no exterior, junto a IES, agências, representações diplomáticas, organismos e programas internacionais.

Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI)